Que doenças se podem tratar com a Osteopatia?

É importante destacar que o verdadeiro conceito da Osteopatia não se foca em doenças específicas, mas no corpo como um todo.

O tratamento é direcionado para os problemas funcionais e estruturais do paciente, e menos para a doença em si. Baseando-se no princípio de que o fluxo livre dos líquidos representa vitalidade, praticamente qualquer doença ou trauma pode ser tratado. Sua filosofia afirma que o corpo é uma unidade, cujos elementos influenciam uns aos outros, de modo que uma disfunção em uma área acaba, mais cedo ou mais tarde, afetando outras regiões.

Exemplos de áreas onde a Osteopatia atua:

Pediatria: cólicas, dificuldade de expulsão, problemas de aspiração, atraso no desenvolvimento, traumatismo de nascimento, paralisia cerebral, dificuldades de aprendizagem. Problemas HNO: otites crônicas, infecções de garganta, constipações frequentes, sinusites repetitivas. Outras condições: queixas somáticas, traumas, problemas na coluna, ciática, dores de cabeça, dores articulares, lesões traumáticas, dependências, doenças respiratórias (asma, alergias, bronquite, pleurite), problemas sistêmicos, síndromes neurológicos, distúrbios digestivos, problemas genitais e urológicos, doenças infecciosas crônicas, consequências de traumas, síndrome pós-concussão, epilepsias, dores na coluna durante a gravidez, problemas de hérnias, edemas, entre outros.