Auriculoterapia e Reflexologia Podal

São terapias de microssistemas. O pavilhão auricular é visto como um mapa do corpo humano, da mesma forma em que o pé é um microsistema onde uma pequena área reflete o corpo inteiro. Pontos específicos são estimulados com diversas técnicas. Na auriculoterapia podem ser usadas agulhas ou sementes de mostarda, nos pés são estimulados vários pontos.

 Terapia CranioSacral (TSC) (a TSC faz parte da disciplina Osteopatia)

A Terapia CranioSacral é uma terapia manual suave e não invasiva que se centra no sistema craniossacral que inclui as membranas e o fluido que envolvem o cérebro e a medula espinal. A terapia ajuda a aliviar a tensão à volta dos tecidos conjuntivos ou fáscia e melhora a função fisiológica do corpo do sistema sacro craniano – que inclui as membranas cranianas e o líquido cefalorraquidiano que envolve e protege o cérebro e a espinal medula.

Como funciona? Ao colocar as mãos em áreas-chave da cabeça, pescoço, coluna vertebral e sacro, o terapeuta pode ser capaz de detetar áreas de restrição ou tensão. Utilizando técnicas subtis, o terapeuta pode libertar restrições no sistema sacro craniano e dissipar os efeitos negativos do stress no sistema nervoso central. Isto facilita o processo de recuperação do sistema de autorregulação do corpo, permitindo-lhe fazer as suas próprias correções, sem de modo algum contradizer o processo fisiológico normal.

Libertação Mio Fascial – é uma técnica usada para aliviar a tensão e dor muscular e promover o relaxamento da musculatura. A liberação mio fascial atua na fáscia, que é o tecido que envolve os músculos. A técnica é feita realizando um pouco de pressão na musculatura com a mão ou com acessórios específicos. Ela promove o relaxamento da musculatura, alívio da dor e a tensão muscular e melhora a mobilidade das articulações.